Entenda o que é o registro de marcas e quais dores de cabeça podem ser evitadas na sua empresa, graças a ele.
Qual é a sua marca como pessoa física? Quando dizem o seu nome, no que elas pensam prontamente? Alguns são reconhecidos por características de humor, traços de personalidade, história de vida, e aí está a sua marca.
Assim como seu nome vem imbuído de história, reputação e etc., o nome da sua empresa também é carregado de reputação profissional e moral, da história que a construiu, da luta que está por trás das conquistas, e é exatamente por isso que, assim como seu nome enquanto pessoa física está registrado junto ao órgão competente e recebe todas as proteções previstas pelo Código Civil, o nome e a marca da sua empresa também merecem e precisam ser registrados junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a fim de que recebam toda a custódia proveniente da legislação correlata.
A respeito do registro de marca, é importante destacar que, se você é profissional autônomo, liberal, se não constituiu CNPJ, não há com o que se preocupar, pois o registro pode ser feito junto ao seu nome e ao seu CPF.
Mas para quê preciso registrar a marca se trabalhei, até agora, sem o registro? Não posso continuar trabalhando dessa maneira?
Você pode continuar trabalhando dessa maneira, sim! O registro de marca é opcional, e nada mais justo, não é mesmo? Afinal, proteger seu negócio deve partir do seu próprio interesse.
O motivo que incentiva o registro da marca é um só: ela pertence a quem registra primeiro.
Explica-se: se você tem uma empresa há, por exemplo, 15 anos, e nunca realizou o registro, outro empreendimento, a qualquer momento, pode registrar um nome idêntico ou muito semelhante ao seu e, uma vez que isso for realizado, essa empresa pode te impedir de continuar utilizando o nome registrado por ela.
Imagine só trabalhar por anos a fio, construir um legado e uma reputação atrelados ao seu nome e, repentinamente, precisar deixar de usá-lo, adotando outra marca?
Pior ainda, a empresa que adotou nome igual ao seu pode ter péssima reputação, ser extremamente mal falada, ter péssima qualidade na prestação de serviços ou nos produtos comercializados. Dessa maneira, sua empresa será confundida com a dela, e a má reputação pode acabar, erroneamente, sendo estendida à sua empresa, o que afasta seus clientes, seus prestadores de serviço, implicando, direta ou indiretamente, na diminuição de lucros.
O nome e a marca atribuem valor ao seu negócio, por isso o registro está borbulhando no digital e sendo tão falado. Empresários e empreendedores já consolidados têm providenciado o registro de suas marcas com urgência e aqueles que estão dando início aos seus negócios tem procurado protegê-las desde o nascimento.
Vale a pena ficar para trás e correr o risco?
O Escritório Gregatti e Rocha está pronto para tratar desse e de outros temas relacionados.
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